Massagem

O que é
A drenagem linfática é uma técnica de massagem manual que estimula o sistema linfático – responsável por auxiliar o bom funcionamento de todos os órgãos do corpo, desintoxicar e proteger o organismo de infecções – a trabalhar melhor e mais rapidamente, mobilizando a linfa até os gânglios linfáticos. As manobras eliminam toxinas e excessos de líquidos retidos nos tecidos, devolvendo-os ao sistema circulatório.

Como é feita
Segue três princípios – pressão moderada, ritmo e direção (sempre das extremidades do corpo para o centro dele) e deve ser totalmente indolor, promovendo um relaxamento muscular e a sensação de bem-estar. Se a paciente é apertada, sente dor ou fica com hematomas, o procedimento está errado.

Benefícios
Melhora a nutrição e a oxigenação das células, ajuda a varrer toxinas (evitando a formação de nódulos), reduz inchaços, elimina líquidos, oxigena a pele (deixando-a mais macia e brilhante), atenua a celulite, melhora a função intestinal e colabora com a circulação sanguínea.

Indicações
Para quem sofre de retenção de líquido, insuficiência venosa, cansaço nas pernas, gestantes, em pré e pós-operatório de cirurgias plásticas e no combate e na prevenção da celulite.

Contra-indicações
Não deve ser feita em pessoas que sofrem de trombose, flebite, câncer, insuficiência cardíaca, disfunção renal, infecções agudas e febre.

Complementação importante
Adotar dieta balanceada, praticar uma atividade física com acompanhamento, diminuir a ingestão de sal e tomar bastante líquidos (especialmente, água).

Voltar