Soluço

O que é
Uma contração involuntária, intermitente e espasmódica do diafragma (músculo que separa o tórax do abdômen e está diretamente relacionado com a respiração) e dos músculos intercostais. Ela dá origem a uma inspiração súbita e termina com o fechamento abrupto da glote, gerando o som de “hic” característico. Na maioria das vezes é inofensivo e autolimitado, desaparece do mesmo jeito que aparece, espontaneamente.

Causas
Algumas situações podem favorecer o distúrbio transitório, como comer demais, mudanças bruscas de temperatura, ansiedade, estresse, fumar ou comer goma de mascar, condições que fazem entrar ar no organismo.
No entanto, as crises de soluço podem ser recorrentes ou persistentes e terem como causa problemas ligados ao sistema nervoso central, ao metabolismo, à irritação do nervo vago ou frênico, a procedimentos cirúrgicos e pós-operatórios ou a fatores emocionais.

Diagnóstico
Soluços passageiros são habituais e não necessitam de avaliação. No caso de soluços persistentes por mais de 48 horas, a investigação se faz necessária por uma anamnese minuciosa (entrevista detalhada com o profissional de saúde) e exames complementares, como os de sangue, ressonância magnética, broncoscopia, endoscopia e teste de função pulmonar.

Como conter
Algumas manobras caseiras podem ser úteis no controle das crises de soluço passageiras e, de fato, funcionam.
– Prender a respiração ou soprar contra um obstáculo
– Pressionar os joelhos dobrados contra o peito
– Estimular a nasofaringe ou a garganta por meio de ingestão de água gelada ou açúcar puro
– Puxar sua língua para provocar reações de vômito
Em caso de soluço persistente, o ideal é procurar um médico para investigar se existe alguma doença causadora do sintoma.

Voltar