Transtorno disfórico pré-menstrual

O que é
Forma mais severa de síndrome pré-menstrual.

Sintomas
Assim como a TPM, os sintomas se manifestam duas semanas antes do ciclo menstrual e regridem com o início da menstruação.

A grande queixa é uma oscilação de humor mais perturbadora que abala a convivência social – na prática, a mulher sente os sintomas da TPM, mas com predominância de humor deprimido, sentimentos de falta de esperança ou pensamentos autodepreciativos; ansiedade acentuada, tensão, sentimentos de estar com os nervos à flor da pele; instabilidade afetiva e raiva ou irritabilidade persistente e conflitos interpessoais aumentados.

Causas
Estão relacionadas com alterações no jeito de funcionar os neurotransmissores, substâncias que permitem a comunicação entre as várias regiões do sistema nervoso, com destaque para a serotonina.

Tratamento
O médico costuma sugerir uma forma de recaptação da serotonina. Os métodos mais comuns são prescrever contraceptivos orais, analgésicos, fazer aconselhamento dietético, encaminhar para psicoterapia, indicar vitaminas e sais minerais ou designar o uso de antidepressivos e/ou ansiolíticos.

Voltar