Insônia

O que é
A dificuldade em iniciar ou manter o sono. O distúrbio pode afetar pessoas de todas as idades e, caso não seja tratada, pode perdurar por anos.

Causas
Fatores psicológicos (estresse e a ansiedade); uso de bebidas alcoólicas, substâncias estimulantes e certos medicamentos; fatores ambientais (ruído, luminosidade excessiva, desconforto); fatores associados ao estilo de vida (períodos irregulares de trabalho); e problemas de saúde.

Tipos
Transitória: incapacidade de dormir bem durante várias noites, geralmente desencadeada por excitação ou estresse;
Curto período: ocorre após períodos repetitivos de estresse no trabalho ou em casa, e pode resultar em duas ou três semanas de noites mal dormidas;
Crônica: caracterizada por sono inadequado ao longo de meses.

Consequências de dormir mal
Irritabilidade, sonolência e dificuldade de concentração e dor de cabeça.

Tratamento
É individualizado e depende da causa. Pode incluir a prescrição ou a interrupção do uso de medicamentos e habitualmente implicar mudança no estilo de vida. Recomenda-se procurar um médico quando há: dificuldade para dormir bem por mais de um mês; sonolência excessiva durante o dia; e roncos muito altos, com períodos de pausa na respiração.

Dicas para melhorar o sono
– Ir para a cama somente quando estiver com sono e acordar nos mesmos horários, mantendo uma rotina diária regular;
– Praticar rituais relaxantes antes de dormir, tais como tomar um banho morno, fazer um lanche leve ou fazer dez minutos de leitura;
– Evitar a prática de exercícios físicos muito intensos à noite;
– Evitar consumo de cigarros, cafeína, álcool e outros estimulantes.

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