A medicina das veias e artérias

BessaA circulação é realizada pelos vasos sanguíneos (as artérias levam o sangue do coração para as extremidades e as veias trazem de volta o sangue ao coração) e pelos linfáticos (conduzem a linfa). A especialidade médica responsável pelo tratamento das doenças que afetam esse sistema – com exceção do coração e do cérebro – é a Angiologia e a Cirurgia Vascular.

O angiologista atua clinicamente e cuida das alterações e da prevenção das doenças que acontecem nas artérias e veias – como varizes, trombose, úlcera, arteriosclerose, isquemia cerebral, gangrena e claudicação intermitente – e nos vasos linfáticos, sempre orientando o paciente sobre alimentação e atividades físicas.

Já o cirurgião vascular entra em cena quando é necessária a intervenção cirúrgica. Ele realiza procedimentos nos vasos das pernas, do abdome, do tórax, do pescoço e dos membros superiores e corrige artérias que apresentam estenoses (estreitamentos) ou obstruções completas, dilatações (aneurismas) ou traumas (ferimento através de fraturas, facadas, projéteis de arma de fogo e acidentes de trânsito), abrangendo ainda as doenças dos vasos linfáticos.

A Clínica Bessa, liderada pelo cirurgião Carlos Bessa, conta com profissionais experientes e habilitados para aplicar os tratamentos e as cirurgias mais atuais e eficazes. Sua equipe está sempre estudando para incorporar recursos de ponta, visando os melhores resultados e o bem-estar do paciente.