Hiperidrose

hiperidroseO que é
Distúrbio caracterizado por sudorese excessiva, comum em mais de 1% da população geral. Pode ocorrer no rosto e crânio, nas mãos, axilas e/ou nos pés. Embora ninguém entenda o que provoca esse mecanismo, o suor intenso e incontrolável gera embaraço e fobia social.

Causa
A produção de suor é regulada pelo sistema nervoso autônomo simpático e tem relação direta com o controle da temperatura do organismo. A hiperidrose surge por hiperatividade do sistema nervoso simpático que libera uma grande quantidade de acetilcolina nas terminações nervosas nas glândulas sudoríparas.

Tratamentos
Tratamentos Clínicos: como soluções e cremes dermatológicos – são paliativos e temporários.

Cirurgia: pouco invasiva, deixa cicatrizes mínimas no tórax e é considerada definitiva e irreversível. A decisão de fazê-la depende inteiramente do nível de aflição e desconforto relatado pelo paciente. Podem ocorrer dois efeitos colaterais: secura das mãos nos primeiros meses após a cirurgia, que pode ser remediada com cremes hidratantes; e aumento da sudorese em outras áreas do corpo (costas, coxas, peito e abdome), quando expostas ao calor.