Prevenção

PrevençãoUse meia elástica: é o principal meio preventivo e deve ser recomendado pelo especialista. Desvia o sangue das veias superficiais (onde as varizes se formam) para as veias profundas (livres de varizes). As meias elásticas são indicadas para pessoas com tendência a desenvolver varizes e para quem trabalha muito tempo em pé ou sentado.

PrevençãoEvite ficar sentado ou em pé por muito tempo: para ajudar na circulação, movimente os pés como se estivesse acelerando um carro.

PrevençãoRestrinja o uso de anticoncepcionais: os hormônios femininos (pílulas, tratamento de menopausa e reposição hormonal) retêm líquidos e aumentam a pressão dentro das veias – alto fator desencadeador de varizes!

PrevençãoEvite excesso de peso: ele sobrecarrega a circulação e provoca o aparecimento de varizes. O ideal é adotar bons hábitos alimentares, dessa forma, você não apenas se livra dos vasinhos como, também, da celulite.

PrevençãoFaça exercícios físicos: essa prática melhora a força muscular da perna e a circulação de retorno. Os mais indicados são: caminhada, corrida e natação.

PrevençãoEvite sol e calor: sol, sauna, banhos muito quentes e demorados provocam o aquecimento da pele e a passagem de uma maior quantidade de sangue pelos vasos. Isso pode provocar as dilatações e o aparecimento de vasinhos nas pessoas que são predispostas. Nos banhos de sol na praia ou na piscina, é aconselhado entrar na água a cada 15 ou 20 minutos e não se expor ao sol após as 10h.