clinicabessaago21
clinicabessaago21

Dr. Cássio Hungria, da Clínica Bessa, fala sobre varizes

O cirurgião vascular Dr. Cássio Hungria, da Clínica Bessa, fala sobre varizes, doença muito comum, que atinge 70% das pessoas. Acompanhe:

Qual é a diferença entre vasos e varizes? Como podemos identificá-los?
Dr. Cássio Hungria: As varizes de membros inferiores são veias superficiais tortuosas e dilatadas que se apresentam de diversas formas: linhas avermelhadas, linhas azuladas mais grossas e nódulos que saltam da pele. Já os vasinhos são pequenas veias da pele arroxeadas e finas.

Quais são os fatores que desencadeiam ou agravam as varizes?
Dr. Cássio Hungria: Há vários fatores envolvidos no surgimento das varizes. Os principais são: histórico familiar, tempo prolongado na mesma posição (em pé ou sentado) e gestações múltiplas. Elas também podem aparecer em pessoas que sofreram tromboses venosas e acredita-se ainda que a obesidade, o sedentarismo e o uso de salto alto e anticoncepcional facilitam a ocorrência de varizes.

É verdade que exercícios físicos em excesso podem causar varizes?
Dr. Cássio Hungria: Atividades físicas aeróbicas – como caminhada, corrida e bicicleta – exigem contração muscular da panturrilha e favorecem o retorno do sangue das veias das pernas para o coração, diminuindo a sobrecarga nas varizes. Porém, há argumentos sem comprovação científica que os exercícios físicos intensos com contração prolongada da musculatura abdominal diminuiriam esse retorno do sangue e acarretariam uma piora das varizes.

Existem cremes que prometem acabar com as varizes. Eles realmente funcionam?
Dr. Cássio Hungria: Os cremes utilizados como tratamento para varizes apresentam um efeito sintomático, diminuindo o incômodo e a dor provocados pelo acúmulo de sangue nas veias varicosas das pernas. Alguns têm como base substâncias flebotônicas, ou seja, promovem um aumento da força da parede da veia, o que pode favorecer o retorno do sangue ao coração, porém, são incapazes de provocar uma redução no calibre das varizes já estabelecidas nas pernas.

Quais são os melhores tratamentos da atualidade para as varizes?
Dr. Cássio Hungria: Há diversos tipos de tratamento para as varizes. Vasos finos, arroxeados e de calibre pequeno são tratados somente com a aplicação de substâncias esclerosantes em seu interior, o que promove sua oclusão e posterior desaparecimento. Varizes maiores podem ser tratadas com escleroterapia com espuma e cirurgias (laser, radiofrequência e ressecção venosa associada ou não à retirada das veias safenas).

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest