clinicabessaago21
clinicabessaago21

Acantose Nigricans

O que é
Doença que promove hiperpigmentação – lesões de cor cinza e engrossadas, que dão um aspecto de sujeira – em qualquer local do corpo, principalmente atrás do pescoço ou axilas, laterais do pescoço, dobras dos membros, região periumbilical, inframamária, mucosa oral, planta dos pés ou palma das mãos. Acomete tanto homens quanto mulheres, mas indivíduos negros são mais vulneráveis.

Grupos de risco
Pessoas sedentárias e obesas e quem sofre de alterações endocrinológicas.

Causas
A doença está associada à obesidade e às endocrinopatias, como hipotireoidismo ou hipertireoidismo, acromegalia (crescimento anormal de membros), doença do ovário policístico, hiperinsulinismo, diabetes mellitus, resistência à insulina, síndrome metabólica e Síndrome de Cushing (facilitadora de depósitos de gordura no corpo), e também a certos tumores no trato gastrointestinal. Alguns casos podem ser congênitos, mas outros induzidos devido ao uso de drogas como corticoesteróides e anticoncepcionais orais.

Formas de manifestação
São conhecidos 4 tipos:
– Síndrome de Miescher: forma benigna e hereditária;
– Síndrome de Gougerot Carteaud:que é também uma forma benigna e possivelmente hereditária, mas que aparece em mulheres jovens;
– Pseudo-acantose nigricans: que é uma forma juvenil benigna que se associa a obesidade e alterações endocrinológicas.
– Acantose maligna: manifestação paraneoplásica do adulto que se associa com frequência a tumores.

Sintomas
A região acometida fica escura e com aspecto aveludado. As lesões surgem de forma progressiva e gradual e vão ficando mais escuras e podem ou não causar coceira.

Tratamento
Há remédios para prevenir as alterações na pele e amenizar as já existentes. Outra opção é o uso de laser e de dermoabrasão. Às vezes, pelas manchas provocarem vergonha no paciente também pode ser indicado tratamento psicológico.

Prevenção
Manter hábitos alimentares saudáveis, praticar exercícios e consultar o médico regularmente.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest