clinicabessaago21
clinicabessaago21

Acne

O que é
A acne é uma lesão inicial formada pelo entupimento de uma glândula sebácea. Quando ocorre a inflamação, com o aparecimento de bactérias, chama-se espinha, esta sim uma doença da pele que atinge homens e mulheres. Ela é gerada pela inflamação dos folículos polisebáceos, normalmente associada à bactéria Propionium bacterium acnes e pode variar de intensidade. As regiões de maior ocorrência são as de maior oleosidade como a zona T do rosto, nariz, peito e costas.
Ocorre mais na adolescência (em cerca de 80-90% dos jovens), persistindo na metade da população. O público masculino costuma apresentar as formas mais graves devido a fatores hormonais.

Causas
As principais são predisposição genética, clima, fatores hormonais e estado emocional. A doença costuma gerar problemas psicológicos por interferir na autoestima do portador.

Sintomas
Provoca dor, vermelhidão e coceira.

Classificação
Grau I (comedônica): comedões abertos e fechados sem sinais inflamatórios;
Grau II (pápulo-pustulosa): comedões, pápulas vermelhas e inflamadas e pústulas (espinhas) com pus;
Grau III (nódulo-cística): aparecimento de cistos, ou seja, de lesões mais profundas, inflamadas e dolorosas;
Grau IV (conglobata): nódulos, abcessos e cistos purulentos, muito inflamados e intercomunicantes. Essa forma da doença pode conferir ao portador aspecto desfigurante;
Grau V (fulminans): forma rara que provoca queda do estado geral do paciente e exige internação hospitalar.

Tratamento
O ideal é procurar o dermatologista na primeira manifestação. Existem muitas opções para tratar e, em geral, são adotadas múltiplas abordagens como remédios de uso local para desobstruir os folículos e controlar a proliferação bacteriana e a oleosidade. Já a limpeza de pele por esteticista tende a funcionar nos casos mais simples. Para os mais graves, o médico pode prescrever antibióticos via oral e até terapia hormonal com medicações anti-androgênicas para as mulheres. Em casos de nível avançado utiliza-se a isotretinoína (substância controlada). E mais: também podem ser prescritos peeling químico, microdermoabrasão e laser.

Prevenção
Vale alguns cuidados como baixa ingestão de alimentos gordurosos (como chocolate e amendoim), limpeza diária da pele, proteção contra sol e controle de estresse.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest