clinicabessaago21
clinicabessaago21

Acupuntura

O que é 
A acupuntura (do latim: acum = agulha e punctum = punção ou picada) é uma das modalidades terapêuticas da medicina tradicional chinesa que consiste na estimulação de determinados pontos do corpo (locais anatomicamente definidos) por meio de finas agulhas para o equilíbrio geral do organismo, a normalização da função orgânica, a manutenção da saúde e a prevenção de doenças.

Quando e onde surgiu?
A acupuntura surgiu na China há cerca de 5.000 anos e vem sendo resgatada e valorizada pelo Ocidente desde o século XX. Após anos de observação do corpo e da natureza, os chineses descobriram os canais de energia e os pontos energéticos e chegaram à conclusão que a saúde do corpo físico e da mente depende da harmonia dessa energia. Atualmente sabe-se que tais canais energéticos ou meridianos têm correlação com a circulação sanguínea e com o trajeto do sistema nervoso.

Para que serve?
A acupuntura ganhou espaço pela sua eficiência no tratamento de dores músculo-esqueléticas – entre elas, lombalgia, cervicalgia, artrite, artrose, tendinite, bursite e fibromialgia -, porém outras condições clínicas podem ser beneficiadas pela técnica como distúrbios circulatórios, ansiedade, estresse, insônia e sono agitado, enxaqueca, constipação intestinal, gastralgias, distúrbios menstruais e do climatério, TPM, alergias diversas, resfriado, obesidade e tabagismo. Vale a pena lembrar que a acupuntura trata o paciente e não a doença, pois tem uma visão mais global do indivíduo.

Quando procurar um acupunturista?
Como forma de prevenção (para manter o equilíbrio e a harmonia do corpo) e na presença de qualquer sinal e/ou sintoma. Em casos de doenças, é muito importante buscar o tratamento logo nas primeiras manifestações.  Dessa forma, o tratamento tornar-se mais rápido e eficaz.

É permitido aliar outros tratamentos a acupuntura?
Sim e em alguns casos é até necessário para acelerar a cura. Em geral, ela é associada com acompanhamento com psicoterapia, fitoterapia, terapia floral, mudanças de hábitos alimentares, de estilo de vida, entre outros. Além disso, técnicas complementares à acupuntura podem ser utilizadas como moxabustão, ventosa, eletroacupuntura, auriculoterapia, laser etc.

Como ela age?
A acupuntura age em nível energético e neural. Energeticamente garante com a estimulação dos pontos a harmonia dos órgãos e vísceras e dos canais de energia para o equilíbrio do corpo, da mente e do espírito como forma de tratamento e prevenção das doenças. A ação neural deve-se à aplicação das agulhas nos pontos de acupuntura, as quais estimulam receptores do sistema nervoso periférico para conduzir a “mensagem” ao cérebro que, por sua vez, responde com a normalização da função desejada.

Quais as possibilidades de cura e em quais casos?
Na maioria dos casos, a acupuntura pode curar, exceto quando o problema é crônico e mais sério com indicação cirúrgica, a qual serve apenas para controle da dor pré e pós-operatória, ou ainda quando o paciente é solicitado a mudar hábitos de vida e não o faz, dificultando o processo de cura.

Como é uma sessão de acupuntura?
Na primeira sessão é feita uma avaliação do paciente bem detalhada que se estende desde a principal queixa até hábitos alimentares e estilo de vida. A sessão tem início com uma rápida higienização da pele seguida pela aplicação de finas agulhas em determinados pontos do corpo do paciente, o qual permanece relaxando por aproximadamente 40 minutos. Às vezes, a utilização de outras técnicas se faz necessária. Após este período, as agulhas são retiradas e o paciente liberado com uma sensação de leveza e bem-estar.

A acupuntura dói? Há sangramento? Ela pode transmitir doenças?
A aplicação da acupuntura é indolor, salvo em regiões mais sensíveis do corpo como nas mãos e nos pés. Sangramento e hematomas podem eventualmente ocorrer quando a agulha atinge alguns vasinhos que ficam embaixo da pele, porém isso não deve ser motivo de preocupação, pois são muito superficiais e ocorrem raramente. A acupuntura não traz risco de doenças, pois o material utilizado é descartável, o que garante a segurança do procedimento.

Qual a freqüência do tratamento?
Na maioria das vezes, as sessões são realizadas semanalmente. Em casos mais graves e crônicos, pode ser necessária mais de uma aplicação por semana. Na realidade tudo depende do tipo da patologia a ser tratada, do tempo de manifestação dos sintomas e de como o organismo do paciente responde ao tratamento.

Qual o preparo necessário antes de uma sessão de acupuntura?
Recomenda-se antes da sessão não fazer refeições pesadas, não consumir álcool e não praticar exercícios físicos rigorosos.

A acupuntura tem contra-indicação?
Há contra-indicações relativas para tumores malignos, gestantes (para evitar pontos que estimulam a contração uterina), infecções e psicoses.

Dra. Soraya Lo Sardo de Barros – CREFITO-3 / 71108-F
Fisioterapeuta especialista em acupuntura. 

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest