clinicabessaago21
clinicabessaago21

Afta

O que é
Pequena úlcera esbranquiçada ou amarelada na boca de 2,3 a 8 milímetros, com duração de 10 a 14 dias, quatro deles geralmente doloridos. Na maioria das vezes, ocorre nos lugares em que a mucosa é mais sensível, tais como bochecha, lábio, lateral da língua e assoalho bucal.

Causas
Envolve fatores hormonais, ácidas, bacterianas, hereditárias e outras.

Sintomas
Costuma aparecer um pontinho pequeno na boca que dói para comer, beber e até falar. A dor deve-se à ulceração da membrana que cobre um tecido, com aumento de vascularização, e por isso a sensação de ardor. Eventualmente, podem aparecer gânglios no pescoço, cansaço e até febre.

Tratamentos
O normal é deixar a lesão quieta que ela desaparecerá; se a dor for incontrolável, o médico ou dentista podem prescrever uso de medicamento. Mais comuns são as pomadas que minimizam a dor para aplicar diretamente na mucosa ou substâncias para acelerar a cicatrização. Quando o acesso é difícil (perto da garganta) há formulações em spray e remédios que atuam no estômago e intestino para diminuir a acidez.

Dicas
– Siga uma dieta alimentar equilibrada;
– Evite alimentos ácidos, que atacam a mucosa e causam lesões na boca;
– Ao consumir frutas ácidas, escove os dentes;
– Utilize própolis para cicatrizar as lesões e faça bochechos com bicarbonato de sódio (para reduzir a acidez da boca, uma colher de chá em um copo de água).

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest