clinicabessaago21
clinicabessaago21

Alergia

O que é
Reação do organismo em contato com determinadas substâncias consideradas invasoras (alérgenos) e que estão por toda parte: no ar (pólen e fungos), no ambiente doméstico (ácaros e ar frio), nos alimentos, nas flores, nos medicamentos, nas peles de cães e gatos e até mesmo  nos venenos de insetos.

Como se manifesta
Cada vez que o organismo tem contato com os alérgenos, o sistema imunológico da pessoa se defende e produz anticorpos que estimulam a liberação de histamina e provocam os sintomas clínicos.  A probabilidade é maior para quem apresenta histórico familiar, mas ninguém está livre de ter alergia em qualquer fase da vida. O ponto decisivo é a exposição ao alérgeno ultrapassar o limiar de tolerância de cada pessoa.

Tipos mais comuns
As formas alérgicas mais frequentes são asma, rinite, lesões dermatológicas, conjuntivite e irritação a alimentos e picadas de insetos.

Sintomas
Os mais comuns são congestão nasal, coriza, espirro, tosse, prurido, olhos vermelhos e lacrimejantes e falta de ar.

Diagnóstico
Ocorre por meio de testes alérgicos que podem ser interpretados com rapidez (de 15 a 20 minutos), intradérmico de provocação ou de contato (resultado em 72 horas) e exame de sangue (dosagem de IgE total e específica – para identificar o alérgeno).

Tratamento
Evitar o contato com o agente responsável pela alergia e seguir prescrição médica de medicamentos (cortisona) e vacinas específicas.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest