clinicabessaago21
clinicabessaago21

Amigdalite

O que é
É a inflamação das amígdalas, ou seja, das estruturas localizadas na parte posterior da garganta, que têm a função de proteger o corpo, produzindo anticorpos e impedindo que infecções na cavidade oral e nas regiões vizinhas se alastrem por todo o organismo. Quando isso ocorre, as amígdalas se inflamam, ficam inchadas, doloridas e dificultam a passagem dos alimentos para o aparelho digestivo.

Causas
Ocorre principalmente em função da presença de bactérias, vírus (cerca de 50 a 70), da ação conjunta desses dois agentes juntos ou ainda de fungos. Esses microrganismos costumam ser transmitidos de uma pessoa para outra através de tosse, espirro e contato com mãos e objetos contaminados por secreções respiratórias.
Alguns fatores como mudanças bruscas de temperatura, convivência com fumantes, exposição continuada ao ar condicionado e, sobretudo, situações de queda na imunidade também podem predispor o indivíduo a desenvolver a amigdalite.

Sintomas
Febre, calafrios, dor de garganta, falta de apetite, mau-hálito, dificuldade para engolir e, às vezes, inchaço dos gânglios do pescoço e da mandíbula. Nos quadros causados por bactérias, costuma haver ainda acúmulo de placas de pus nas amígdalas.

Diagnóstico
É clínico e depende do histórico do paciente e do exame da garganta. Em alguns casos, o médico também faz o teste rápido de presença do estreptococo na secreção da garganta ou solicita cultura para verificar o microorganismo.

Tratamento
Os médicos receitam analgésicos e antiinflamatórios para os casos virais e antibióticos para amigdalites bacterianas.  A remoção cirúrgica das amígdalas só é indicada quando o paciente apresenta amigdalites bacterianas complicadas ou muitos casos de repetição em um mesmo ano.

Prevenção
Adote alguns cuidados para reduzir o risco de contrair amigdalites:
– lave bem as mãos e o rosto ao chegar em casa e antes das refeições
– evite ambientes com ar condicionado
– fique longe do cigarro
– beba muito líquido para manter as mucosas da boca, do nariz e da garganta devidamente hidratadas.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest