clinicabessaago21
clinicabessaago21

Andropausa

O que é
É a menopausa masculina caracterizada pela queda drástica dos níveis de testosterona nos homens com mais de 40 anos. O hormônio cai lentamente com a idade, mas só 15% dos homens nesta faixa etária realmente convivem com níveis abaixo do normal (que vai de 300 a 1.000 ng/dl).

Sinais
Pele seca, unhas quebradiças, cansaço, acúmulo de gordura na região abdominal, diminuição da memória e da concentração, queda da libido, dificuldade de ereção, prejuízo na intensidade do orgasmo, tendência à depressão e risco maior de osteoporose e fraturas.

Diagnóstico
É feito por exame de sangue que dosa a testosterona total que percorre o sangue de três formas: livremente (fração que atua nos órgãos), ligada à globulina SHBG (hormônios sexuais) e à albumina. Existe também uma fórmula para calcular só a testosterona livre – que provoca mais sintomas.

Tratamento
Realizado à base de reposição hormonal. Vale destacar que está em fase de estudo o uso de medicamento de ovulação (tem se mostrado como uma alternativa mais segura, principalmente para homens com doenças cardíacas). Vale ainda fazer uma dieta pobre em colesterol e açúcar e dar preferência aos alimentos com maior teor de sais e vitaminas como legumes, verduras e frutas.

A reposição hormonal
Ela bloqueia a ação da hipófise, fazendo o organismo ficar com muito hormônio circulante e não produzir mais os hormônios FSH (fabricação de espermatozóides) e LH (aumenta diretamente a produção de testosterona). Uma vez estabelecido o diagnóstico, o homem quase nunca mais terá normalizada sua produção natural de testosterona, necessitando do remédio a vida toda. Isto pode trazer conseqüências como maior viscosidade do sangue (leva a problemas cardiovasculares), aumento no volume das mamas e risco de doenças hepáticas e atrofia dos testículos e infertilidade.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest