clinicabessaago21
clinicabessaago21

Anemia

O que é
Uma diminuição dos glóbulos vermelhos (também chamados de hemácias e responsáveis por carregar oxigênio dos pulmões para as células) que reduz a habilidade de o sangue transferir oxigênio aos tecidos.

Tipos e causas
Ela pode ser aguda (quando há perda expressiva e acelerada de sangue, o que pode acontecer nos acidentes, cirurgias e sangramentos gastrintestinais) ou crônica (provocada por doenças de base), hereditárias (como talassemia e anemia falciforme) ou adquiridas (a mais comum é a deficiência de ferro, mas a anemia pode surgir ainda por deficiência nutricional, em virtude de uma gestação, por carência da vitamina B12 ou de ácido fólico).

Grupos de maior risco
O risco de anemia aumenta na gestação e durante o aleitamento materno, nos primeiros anos de vida das crianças e nos idosos.

Sintomas
Em geral, os anêmicos apresentam queda da pressão arterial, palidez da pele, gengivas esbranquiçadas, unhas descoloridas, cansaço, falta de memória, tonturas, fraqueza, dores musculares, sonolência, falta de ar ou respiração muito curta, palpitação e taquicardia.

Diagnóstico
É feito por meio de avaliação clínica e exames laboratoriais de sangue.

Tratamento
O tratamento é determinado pela causa/doença de base que provocou a diminuição dos glóbulos vermelhos no sangue. Nos casos nutricionais, recomenda-se uma alimentação equilibrada (rica em alimentos que naturalmente possuem ferro, ácido fólico e vitamina B12, ou que sejam enriquecidos ou fortificados com estes nutrientes), podendo ser completada com suplementação (prescrição médica de vitaminas, minerais e aminoácidos).

Dicas
Alimentos com alta quantidade de ferro: miúdos, carnes, peixes, mariscos, ostras, gema de ovo. Há também alimentos com alta concentração de ferro vegetal, que são o feijão, a lentilha, a ervilha seca e as folhas verde-escuras.
Alimentos fontes de vitamina B12: a principal fonte alimentar de vitamina B12 é a carne vermelha.
Alimentos fontes de ácido fólico: vísceras, carnes, folhosos verde-escuros, gema de ovo e leguminosas, como feijão, lentilha e ervilha.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest