clinicabessaago21
clinicabessaago21

Autismo

O que é
Um transtorno de desenvolvimento que atinge a comunicação, a interação social, a imaginação e o comportamento. No mundo, a ONU estima que existam mais de 70 milhões de pessoas com autismo e a incidência é maior no público masculino. O Brasil conta com aproximadamente 2 milhões de autistas.

Causas
Há múltiplas causas, entre elas, fatores genéticos e biológicos.

Sintomas
Podem aparecer nos primeiros meses de vida, mas dificilmente são identificados precocemente. Os sinais ficam mais evidentes depois de a criança completar três anos. As alterações variam muito e podem incluir: uso repetitivo de objetos, incapacidade de comunicar com clareza, resistência a mudanças na rotina e dificuldade de interação social.
As características mais comuns são falta de contato visual, distanciamento social, dificuldade de se expressar verbalmente, repetições de palavras ou frases e respostas inapropriadas a diferentes estímulos sensoriais.Na adolescência e vida adulta, as manifestações do autismo surgem na forma como o indivíduo convive com regras sociais – ele pode se adaptar menos ou mais e até atingir auto-suficiência.

Graus de comprometimento
O autismo se manifesta em diferentes graus de severidade, desde o mais leve como a síndrome de Asperger (na qual não há comprometimento da fala e da inteligência) até formas graves nas quais o paciente se mostra incapaz de manter qualquer tipo de contato interpessoal e é portador de comportamento agressivo e retardo mental.

Diagnóstico
É essencialmente clínico com base em testes de comportamento e questionário respondido pelos pais. A intervenção precoce pode ajudar a dar aos indivíduos com autismo as ferramentas necessárias para que eles levem uma vida produtiva.

Tratamento
Não existe um padrão, cada paciente exige acompanhamento individual, de acordo com suas necessidades e deficiências. Em geral, entra em cena uma equipe multidisciplinar, responsável por intervenções comportamentais e terapia fonoaudiológica, ocupacional e psicopedagógica.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest