clinicabessaago21
clinicabessaago21

Bronquiolite

O que é
É uma infecção aguda do sistema respiratório que afeta predominantemente os bronquíolos (menores ramificações dos brônquios). Acomete crianças menores de dois anos e bebês prematuros, que não possuem o aparelho respiratório totalmente desenvolvido. As principais formas de contaminação são secreção respiratória ou contato.

Causas
O agente mais comum, responsável por cerca de 80% dos casos, é o vírus sincicial respiratório (VSR). Também causam a doença os vírus parainfluenza 1 e 3, adenovírus, rinovírus e Mycoplasma pneumoniae.

Sintomas
São semelhantes aos de um resfriado comum: nariz entupido, febre baixa, coriza e tosse. Mas, dependendo da evolução do quadro, a intensidade da inflamação pode causar graus variados de falta de ar e desconforto respiratório. Na maioria das crianças, o quadro dura, em média, sete dias.

Diagnóstico
É feito com base em exame clínico e radiografia de tórax (mostra sinais de inflamação dos brônquios e bronquíolos e aprisionamento de ar nos pulmões).

Tratamento
Nos casos leves, o tratamento pode ser realizado em casa com hidratação oral, desobstrução nasal com soluções à base de soro fisiológico, administração de antitérmicos e fisioterapia respiratória (quando há secreção pulmonar). Para os casos mais graves, há a necessidade de internação e estão indicados suporte ventilatório (entubação), broncodilatadores e outros medicamentos que variam de acordo com a intensidade da inflamação.

Prevenção
Não há uma vacina específica para a doença, no entanto, alguns cuidados podem ajudar a prevenir a doença: evite levar a criança para locais com aglomerações, evite o contato próximo com crianças doentes; lave sempre as mãos dela (e as suas!) e mantenha em dia a carteira de vacinação (evitando assim uma infecção mista e a complicação do quadro).

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest