clinicabessaago21
clinicabessaago21

Bruxismo

O que é
A contração anormal da musculatura mastigatória, ou seja, o hábito de ranger ou apertar os dentes durante o sono.

Causas
Pode ser desencadeado por muitos fatores: genéticos, estresse físico e emocional (ansiedade), dentes ausentes ou mal posicionados, próteses inadequadas e uma mordida aberta ou, então, a alterações respiratórias e neuromusculares.

Sintomas
Além do desgaste e amolecimento dos dentes, provoca dor de cabeça, dor no pescoço, na mandíbula e nos músculos da face, estalos ao abrir e fechar a boca e limitação na abertura da boca.

Diagnóstico
Por ser um hábito inconsciente, o portador fica sabendo quando alguém revela o que presenciou ou em uma consulta de rotina ao dentista. A avaliação clínica e a polissonografia são fundamentais para o profissional identificar o grau do distúrbio e orientar o tratamento.

Tratamento
O método de controle mais conhecido e efetivo são as placas interoclusais flexíveis de silicone ou as placas rígidas de acrílico, moldadas segundo o formato da arcada dentária do paciente. Elas ajudam a restringir os movimentos dos músculos mastigatórios e a reduzir o atrito que provoca o desgaste e o abalo dos dentes.

O dentista também pode sugerir medicamentos (relaxantes musculares, analgésicos e anti-inflamatórios) e fisioterapia (para a reabilitação de estruturas lesionadas), além de terapias de relaxamento para controlar o estresse e a ansiedade.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest