clinicabessaago21
clinicabessaago21

Cãibra

O que é
Contração involuntária de um ou mais músculos, repentina e prolongada. Na maioria das vezes, ocorre nos membros inferiores e em espasmos, tornando visíveis os músculos e tendões contraídos.

Causas
Em geral, as cãibras são causadas pelo uso exagerado da musculatura ao praticar esportes ou em atividades como escrever, digitar ou trabalhar na mesma posição durante muito tempo. Mas também, podem ser provocadas por desidratação, baixa temperatura, má circulação (principalmente nos mais velhos), compressão de terminações nervosas, carência de sais minerais (falta de potássio, cálcio ou magnésio), anemia, insuficiência renal, doenças da tireoide, degenerações neurológicas e desequilíbrios hormonais.

Como ocorre
Na maioria das vezes, os episódios dolorosos são ocasionais, duram menos de um minuto e desaparecem espontaneamente.

Tratamento
Alongar o músculo em espasmo, massagear a área afetada com movimentos circulares e aplicar calor no local são técnicas fundamentais para promover o relaxamento da musculatura e o alívio da dor.

Exemplos
Em caso de cãibra na perna: a pessoa deve ficar em pé e colocar o peso sobre a perna acometida, dobrando o joelho para estirar os músculos da batata da perna. Se não conseguir ficar em pé, deve sentar-se, esticar a perna e puxar os pés para trás com as mãos.
Em caso de cãibra na panturrilha: a pessoa deve ficar sentada com as pernas esticadas e pedir alguém para empurrar a ponta do seu pé para baixo e mantê-la nesta posição por alguns segundos.

Prevenção
Alguns cuidados simples podem prevenir a repetição das crises:
– Boa hidratação: tome bastante líquido durante o dia, especialmente antes de praticar exercícios vigorosos.
– Exercícios de alongamento: alongue-se antes e depois de qualquer exercício mais prolongado. Se as cãibras ocorrerem mais à noite, estique-se antes de ir para a cama.
– Alimentação balanceada: inclua frutas e verduras (ricos em vitaminas e sais mineirais) na sua dieta.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest