clinicabessaago21
clinicabessaago21

Catapora

O que é
A catapora, também conhecida como varicela, é uma doença infecciosa aguda, altamente transmissível que se manifesta com a formação de lesões por todo o corpo.

Quem acomete
Ocorre com maior frequência em crianças de 1 a 10 anos, mas pode aparecer em indivíduos de qualquer idade que não apresentem imunidade contra o vírus.

Causa
Vírus varicela-zoster transmitido por via aérea (inalação de secreções respiratórias ou gotículas de saliva de pessoas infectadas) ou contato com o líquido do interior das vesículas.

Sintomas
A doença começa com febre, mal-estar, falta de apetite, cansaço e dor de cabeça. De um a dois dias depois surgem manchas avermelhadas em vários pontos da pele que se transformam em pequenas bolhas ou vesículas cheias de líquido e ganham aspecto de crostas acompanhadas de coceira intensa.

Contágio
O período de maior risco de transmissão do vírus começa 48 horas antes do aparecimento das primeiras lesões e se estende até o início da cicatrização. O período de incubação varia de 10 a 21 dias.

Diagnóstico
Como a catapora apresenta manifestações muito peculiares, o diagnóstico costuma ser feito com uma boa avaliação médica no consultório. É importante o paciente procurar ajuda assim que notar os primeiros sintomas.

Tratamento
Utiliza antitérmico e antiviral que buscam amenizar a duração dos sintomas e o número de lesões cutâneas. Também é indicado o afastamento da escola e/ou trabalho para diminuir o risco de transmissão. Em todos os casos, pode-se atenuar a coceira com banhos ou compressas frias. Para evitar infecção bacteriana da pele, as unhas devem ser aparadas e a higiene corporal redobrada com água e sabão.

Complicações
Na maioria dos casos não traz conseqüências maiores, mas pode causar infecções secundárias da pele como impetigo, abscesso, celulite e erisipela.

Prevenção
A vacina previne a infecção e é recomendada para todas as crianças acima de um ano e adultos não-imunes à doença.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest