clinicabessaago21
clinicabessaago21

Caxumba

O que é
Doença infecciosa causada por um vírus da família dos Paramyxovirus, que provoca inflamação nas glândulas parótidas, as submandibulares e as sublinguais, responsáveis pela produção de saliva.

Transmissão
O período de incubação varia de 14 a 25 dias. A transmissão ocorre pelo ar, pelo contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas, a partir de dois dias antes até nove dias depois do aparecimento dos sintomas.

Sintomas
Os mais característicos são febre alta, inchaço e dor nas laterais do pescoço, logo abaixo do maxilar, e dificuldade para mastigar ou salivar.

Complicações
Uma delas é a meningite viral, forma mais branda da infecção que atinge as membranas que envolvem o encéfalo. Outras são a orquite, inflamação dos testículos, e a ooforite, inflamação dos ovários, com riscos de causar esterilidade em ambos sexos. Também pode levar à surdez, embora os casos sejam muito raros.

Diagnóstico
É basicamente clínico, entretanto, há exames de sangue que ajudam identificar a presença de anticorpos contra o vírus da caxumba.

Tratamento
A caxumba não tem um remédio específico. O tratamento consiste em aliviar os sintomas de mal-estar e dor (com analgésicos e anti-inflamatórios) e fazer repouso para que o próprio organismo combata o vírus.

Prevenção
A melhor maneira é tomar a vacina tríplice viral, que protege contra caxumba, sarampo e rubéola. A imunização ocorre a partir de um ano de idade e em duas doses.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest