clinicabessaago21
clinicabessaago21

Células-tronco

O que são
São células formadoras dos tecidos e órgãos do corpo humano.

Tipos
Há vários e com funções distintas, como produzir as células embrionárias, produzir células responsáveis por linhagens, produzir células maduras etc.

Para que servem
Produzem células e tecidos para terapias medicinais, por exemplo, neurônio, célula muscular e tecido ósseo. Afinal, elas têm a capacidade única de autorrenovação e divisão constantes, o que contribui para reparar tecidos danificados ou substituir células que vão morrendo.

Onde são encontradas
Em quase todo corpo, mas em maior quantidade na medula óssea e no sangue do cordão umbilical.

O cordão umbilical
Disponibiliza células-troncos consideradas células adultas, que podem ser utilizadas e armazenadas por bancos públicos (ato voluntário e que precisa ser autorizado pela mãe do bebê) e privados (mediante contratação do serviço) em todo o mundo. As células-tronco do cordão umbilical dividem-se em dois grupos: hematopoéticas, que dão origem a todas as células do sangue e ao sistema imunológico; e mesenquimais, que dão origem a cartilagens, ossos, músculos, tendões e gordura.

Destinações
As células-tronco do sangue do cordão umbilical vêm sendo utilizada há mais de duas décadas no tratamento de diversas doenças. Além do transplante de medula (guardar ou doar para banco público ter disponibilidade imediata, sem precisar de doador compatível para retirada de medula óssea), o sangue do cordão umbilical pode ser utilizado ainda: 1-no suporte para tratar outros tipos de câncer (as células-tronco dão uma ajuda extra para recuperar o sistema imunológico enfraquecido por quimioterapia), 2-no tratamento da anemia aplástica (situação rara em que a medula óssea não é capaz de manter a produção de células do sangue) e 3-em imunodeficiências congênitas graves infantis (as células de defesa contra infecções não funcionam).

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest