clinicabessaago21
clinicabessaago21

Cistos renais

O que é
O cisto renal é como uma bolha cheia de líquido claro que aparece devido à obstrução de um dos diversos dutos dos rins. Apesar dos tamanhos variarem de um a 20 centímetros, a média é de cinco centímetros.

Sintomas
Muitas vezes, o paciente convive com os cistos sem saber – apenas uma pequena parte provoca dores, sangramento na urina ou pressão alta.

Tipos
Os cistos recebem uma classificação de 1 a 4. O número 1 indica o cisto simples; o 2 é chamado de complexo e tem risco baixo de ser maligno (em torno de 5%); o 3 apresenta risco entre 30% e 50% de malignidade; e o 4, de 80% a 90%.

Diagnóstico
Eles costumam ser descobertos por meio de ultrassonografia durante investigação de doenças.

Tratamento
Na maior parte dos casos, a pessoa pode conviver com os cistos renais sem problemas graves. O tratamento consiste em acompanhá-los por meio de exames de imagem de uma a duas vezes por ano para verificar se não virou uma lesão.
Na investigação, quando necessário, o médico especialista pode também realizar uma punção por meio de agulha fina introduzida na região para sugar o líquido e, na sequência, injetar uma substância para colar as paredes do cisto. Quando há grandes volumes de líquido a abordagem costuma ser por videolaparoscopia. Para os tipos 3 e 4 há indicação de remoção cirúrgica.

Agravamento
Os tumores malignos renais císticos não têm a ver com cistos renais. A única coisa que eles têm em comum é que os tumores também apresentam uma parte líquida, mas se distinguem por conterem partes sólidas. Quando o médico suspeita de câncer renal, ele pede para o paciente fazer uma tomografia computadorizada para estudar as paredes, calcificações, a presença de membranas ou outras estruturas típicas nesse caso.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest