clinicabessaago21
clinicabessaago21

Citomegalovirose

O que é
Infecção comum que se espalha pela facilidade de transmissão do agente causador da doença, o citomegalovírus. Traz mais risco para indivíduos com o sistema imunológico comprometido (imunodeprimidos) e grávidas. Quem contrai a doença permanece com o vírus no organismo durante toda sua vida e o mesmo pode voltar a se manifestar em situações de baixa imunidade.

Transmissão
O citomegalovírus pertence à família dos herpes vírus, a mesma dos agentes que provocam doenças como a catapora e a mononucleose. É transmitido por via respiratória, por meio do contato com gotículas de espirro, tosse e saliva de pessoas contaminadas, pelo beijo, por transfusões de sangue, por relações sexuais e pela chamada via materno-infantil, da mãe para o feto durante a gestação.

Sintomas
Em adultos saudáveis, a doença tende a não ser percebida. Mas, algumas pessoas podem apresentar sinais como aumento dos gânglios do pescoço, febre, mal-estar, dor nas articulações, cansaço, erupções na pele e elevação do volume do baço e do fígado.

Diagnóstico
É feito com avaliação clínica, hemograma e exame laboratorial específico para pesquisar anticorpos contra o citomegalovírus.

Tratamento
A proposta é combater a febre, as dores e o mal-estar com analgésicos e antitérmicos, aliando repouso e alimentação leve até que os sintomas desapareçam espontaneamente. Nas formas graves da doença, que se manifestam nas pessoas com o sistema imunológico comprometido, costumam ser usados antivirais específicos.

Prevenção
Procure reduzir a exposição a agentes infecciosos de maneira geral:
– Lavar bem as mãos
– Usar preservativo nas relações sexuais
– Evitar o contato com pessoas aparentemente com doenças virais (por meio de sinais como febre, mal-estar e ínguas)

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest