clinicabessaago21
clinicabessaago21

Clareamento dental

Com o passar dos anos, os dentes vão escurecendo por uma série de fatores (como uso prolongado de antibióticos, fumo, tratamento de canal, fluorose e consumo de café, vinho tinto, coca-cola ou chocolate) e o sorriso se tornando cada vez mais amarelo. Mas este problema tem solução – o clareamento dental.

Basicamente, existem duas técnicas para devolver a cor branca aos dentes: a caseira (ou auto-aplicação) e a clínica (feita com laser ou ultravioleta). Ambos os procedimentos oferecem resultados bastante satisfatórios e naturais quando bem executados. Conheça a seguir um pouco mais sobre cada método:

TÉCNICA CASEIRA
Consiste em uma moldeira confeccionada em material transparente e macio a partir do molde da arcada dental. Nela é colocado o gel, que deve ficar em contato com o dente por no máximo duas horas. O processo deve ser repetido diariamente por um período de duas semanas.

É um tratamento que depende da perseverança do paciente, pois não é permitido ingerir alimentos com corante, tomar café ou fumar nas quatro horas anteriores e nas quatro posteriores à sessão. Outro inconveniente que alguns pacientes podem apresentar é a sensibilidade dentária. A vantagem desse procedimento está no custo mais baixo.

TÉCNICA CLÍNICA
São necessárias de uma a três sessões no consultório com duração entre 40 e 60 minutos.
O processo é parecido, mas, além de utilizar um gel mais concentrado, há o reforço da luz. Atualmente o sistema mais moderno reúne luz ultravioleta e um kit clareador chamado Sistema ZOOM®. Ele realiza um tratamento preventivo contra a sensibilidade e o clareamento normalmente alcança ótimos resultados em uma única sessão. No entanto, vale ressaltar que essa prevenção não é 100% eficaz, podendo a sensibilidade ocorrer independente da técnica utilizada.

Colaborou  Dr. Joder Ribeiro Mendonça – CROSP 46.246 
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial pelo Sindicato dos Odontologistas do Estado de São Paulo e proprietário e diretor clínico da UniAlpha Odontologia – unidades Alphaville e Vila Maria (www.unialphaodonto.com.br)

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest