clinicabessaago21
clinicabessaago21

Crupe

O que é
Doença que afeta as vias respiratórias superiores. Ela acomete desde a faringe até o pulmão, concentrando-se, sobretudo, na laringe, que está localizada na região do pescoço. Também pode ser chamada de laringite aguda ou laringotraqueobronquite.

Causa
Normalmente está relacionada a alguns tipos de vírus, como o pré-influenza, o influenza e o adenovírus.

Sintomas
Os sinais mais característicos são dificuldade para respirar e tosse mais rouca (chamada pelos médicos de ladrante, por lembrar um barulho de tosse de cachorro). Provoca também febre, mal-estar, frequência cardíaca acelerada e respiração ofegante.

Contágio
O ciclo da doença dura de três a sete dias, cinco em média. No início, os sintomas são piores e o índice de contágio é maior. Por isso, quem tem mais de um filho em casa precisa tomar alguns cuidados para que a doença não se espalhe. (não compartilhar talheres e brinquedos, evitar beijos e abraços e lavar bem as mãos).

Tratamento
As crianças com falta de ar devem ser levadas ao pronto-socorro imediatamente. O tratamento consiste basicamente em aliviar os sintomas, com inalação e anti-inflamatórios. Em casos mais graves, pode ser necessário um suporte ventilatório (entubação) e internação na UTI. Não é usual que o crupe evolua para algo tão grave, mas crianças com problemas respiratórios, como asma e bronquite, devem redobrar o cuidado.

Prevenção
Estar em dia com a imunização contra a gripe e, em caso de viagens para o exterior, evitar aglomerações e locais fechados.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest