clinicabessaago21
clinicabessaago21

Daltonismo

O que é
Um distúrbio da percepção visual caracterizado pelo não funcionamento dos cones oculares (células fotoreceptoras da retina), responsáveis por diferenciar todas ou algumas cores.

Causa
Sua origem está, principalmente, relacionada à hereditariedade (distúrbio genético, relacionado a uma alteração do cromossomo X) e sua incidência é, em média, vinte vezes mais comum em homens do que em mulheres.

Como se desenvolve
Ele pode ocorrer de duas maneiras: congênito ou adquirido.

Congênito: acontece quando o paciente nasce com a disfunção na retina. Este é mais frequente em homens e caracteriza-se pela dificuldade de enxergar as cores verde ou vermelha.

Adquirido: surge a partir de causas secundárias, como lesões no nervo ótico, na retina ou no córtex cerebral – região do cérebro responsável pelo reconhecimento de imagens. Os pacientes têm dificuldades de enxergar as variantes da cor azul e também apresentam diminuição da qualidade de visão.

Manifestação da doença
Quando é parcial, a pessoa percebe as cores numa tonalidade mais fraca. Ela reconhece, mas sente deficiência em alguns tons. Enquanto, na forma completa, o indivíduo não enxerga uma cor específica. Assim, ele pode enxergar outra cor no lugar ou confundi-las, como ocorre entre verde e vermelho. Mas, na ausência total de visão de cores, na qual a pessoa não enxerga cor alguma (de incidência muito rara, inclusive), o daltônico pode perceber as cores em tons pastéis ou acinzentados.

Diagnóstico
Existem métodos diferentes para identificar o daltonismo congênito (a técnica japonesa chamada de Método de Ishihara é a mais utilizada) e o adquirido (a técnica mais utilizada é o Farnsworth).

O Método de Ishihara consiste na exibição de uma série de 32 cartões coloridos, cada um contendo vários círculos de cores ligeiramente diferentes. Alguns círculos são agrupados no centro do cartão, com um número de cores que somente será visível para pessoas de visão normal. O número de acertos pode variar conforme o grau e o tipo de daltonismo.

Já o teste da técnica de Farnsworth é composto de quatro bandejas plásticas contendo cem cápsulas em tons diferentes. O observador tem 15 minutos para posicionar as cores em ordem lógica, levando em consideração as cápsulas fixas nas extremidades da bandeja. A escolha inicial deverá ser a cor mais próxima da cápsula principal, e, em seguida, a cor mais próxima da recém-escolhida e assim sucessivamente até completar a ordenação de todas as cápsulas. Se o paciente confundir a ordem ou a posição das cores, o daltonismo é diagnosticado.

Tratamento
O distúrbio não tem cura e o paciente aprende a conviver com o problema, fazendo adaptações de acordo com as necessidades do dia a dia.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest