clinicabessaago21
clinicabessaago21

Déjà vu

O que é
Fênomeno relacionado ao cérebro que proporciona nas pessoas rápida sensação de já ter vivido uma cena antes, como um replay.

Causa
Cientistas do Reino Unido publicaram no The Quarterly Journal of Experimental Psychology que o déjà vu é o cérebro mandando sinais para ver se houve algum tipo de “erro de memória”. Na prática, uma verificação se existe alguma incoerência entre o que realmente aconteceu e o que a pessoa acha que aconteceu.

Como é um fenômeno que ocorre inesperadamente, os pesquisadores tiveram de criar um jeito de provocar o déjà vu. Os cientistas falavam para voluntários uma lista de palavras acerca de um tema (exemplo: cama, pijama, travesseiro, noite, descanso, sem mencionar a palavra-chave do assunto, neste caso, o sono).
Em seguida, a líder da pesquisa perguntava se a pessoa tinha ouvido alguma palavra que começava com a letra “S”. Os voluntários respondiam que não.

Depois disso, cientistas questionaram se os voluntários tinham ouvido a palavra “sono”. Eles sabiam que não, mas por estarem pensando no contexto das palavras afirmaram sentir um déjà vu ao ouvir a pergunta.

A conclusão
Era esperado que áreas do cérebro envolvidas com a memória, como o hipocampo, fossem ativadas durante o déjà vu, mas isso não aconteceu. As checagens mostraram que as áreas frontais do cérebro, envolvidas na tomada de decisões, é que foram acionadas.

Assim, ter um déjà vu é um bom sinal por mostrar que o sistema de “checagem de memória” está funcionando bem e que é improvável que a pessoa esqueça ou confunda eventos passados.

Pessoas que não costumam ter déjà vu também estão com o cérebro saudável, pois, de acordo com os pesquisadores, não sentir o fenômeno quer dizer que seu sistema de memória está infalível. Não ter gatilho para o déjà vu quer dizer que sua cabeça não está cometendo erro nenhum de memória.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest