clinicabessaago21
clinicabessaago21

Devaneio é saudável

O que é
Flexibilização do pensamento que fomenta novas conexões entre as células nervosas e faz os neurônios funcionarem na maior animação. Essa ginástica cerebral contribui e muito para a criatividade e também possibilita um ensaio para grandes decisões.

Como acontece
O devaneio brota no sistema límbico, região do sistema nervoso responsável pelas imagens e emoções. Sobre ele há o córtex que cuida da consciência e do raciocínio. O esforço que a pessoa faz para impor a razão sobre a imagem e o sentimento causa grande estresse ao cérebro.  No entanto, no sono há uma descarga dessas impressões reprimidas. O mais saudável é sonhar acordado para uma melhor saúde mental.

Benefícios
Fantasiar estimula o hipotálamo a regular os hormônios, interrompe os fatores desencadeantes do estresse e leva ao relaxamento.

Razão x emoção
O sistema límbico, onde nascem as fantasias, manda imagens e sensações para o córtex por meio de cerca de 400 mil conexões. No sentido contrário, há apenas 20 mil vias de acesso. Isso prova o esforço gigantesco que o cérebro faz para impor a razão sobre a emoção.
O indivíduo fantasia ao criar uma história, ouvir uma música, se transportar no tempo, fugir do trivial – o que não tem a ver com ficar martelando uma idéia ou ter pensamentos que fazem sofrer.

Vale a pena
O ser humano consegue manter a concentração por 90 minutos. Depois disso, a atenção declina. É a hora para uma pausa de 20 minutos. Apesar de o cérebro não parar nunca, nos momentos em que a mente viaja por fábulas prazerosas, ele encontra novas fontes de inspiração – e soluções – para os desafios do dia-a-dia. Ver menos televisão e ouvir mais rádio estimula essa fantasia saudável, assim como se nutrir com arte, livros e música.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest