clinicabessaago21
clinicabessaago21

Disfunção da ATM

O que é
A disfunção da articulação temporomandibular é uma alteração da articulação que liga o maxilar à mandíbula, envolve músculos, tendões, ligamentos e cartilagens e é responsável por todos os movimentos da mandíbula para frente, para trás e para os lados. Geralmente, a ATM dá a sensação ao indivíduo acometido de que sua mandíbula está saltando para fora, fazendo um estalo e até travando por um instante.

Causas
O ato de falar, mastigar e deglutir exige o trabalho de toda a articulação temporomandibular que, com o excesso de trabalho, pode sofrer traumas, apresentar processos inflamatórios, infecciosos, autoimunes e malformações.

Sintomas
Os mais comuns são: dores de cabeça (frequentemente parecidas com enxaquecas), dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos; um “clique” ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca; dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar; mandíbulas que “ficam presas”, travam ou saem do lugar; flacidez dos músculos da mandíbula; e uma brusca mudança no modo em que os dentes superiores e inferiores se encaixam.

Tipos
Pode ser muscular (versão mais clássica, caracteriza-se por um excesso de tensão na musculatura), articular (provocada por malformações ou desgastes), mista (envolve tanto o músculo como a articulação) e reumatológica (é rara, causada por uma degeneração do disco e da articulação temporomandibular).

Diagnóstico
É feito através de histórico médico e dentário completo, exame clínico e radiografias adequadas.

Tratamento
O profissional pode recomendar um ou mais tratamentos, como eliminar a dor e o espasmo muscular através da aplicação de calor úmido ou de medicamentos; reduzir os efeitos prejudiciais de travamento ou rangido por meio de uma placa de mordida (aparelho feito sob medida); aprender técnicas de relaxamento para ajudar a controlar a tensão muscular na mandíbula; e, por fim, quando partes da mandíbula estão afetadas e os tratamentos não surtem efeito, uma cirurgia na articulação.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest