clinicabessaago21
clinicabessaago21

Diverticulite

O que é
Inflamação que costuma ocorrer no final do intestino grosso em uma de suas porções conhecidas como cólon sigmóide, que se situa pouco antes do reto.

Causas
O problema se instala quando os divertículos (que podem ser comparados a bolhas na parede do intestino grosso) ficam inflamados ou infectados por conta do aumento da pressão no interior do cólon, dieta pobre em fibras, enfraquecimento da musculatura intestinal, acúmulo excessivo de muco ou fezes ou predisposição genética.

Sintomas
Em grande parte dos casos é uma doença assintomática, que passa despercebida e só é diagnosticada em uma investigação eventual. Quando os sintomas aparecem, são comuns queixas de desconforto abdominal (lado esquerdo), prisão de ventre e alterações dos hábitos intestinais. A diverticulite ainda é capaz de detonar uma crise mais grave dentro da barriga, causando a formação de pus ou a obstrução do tubo digestivo. Se o divertículo é perfurado, há um grande risco de uma infecção generalizada em todo o abdome.

Diagnóstico
Leva em conta a história do paciente, o exame clínico e as imagens da tomografia computadorizada.

Tratamento
Na maioria das vezes, as crises se resolvem com auxílio de remédios e alterações na alimentação (dieta leve e líquida) para combater a inflamação e a dor. Quando as crises são frequentes ou o divertículo começa a acumular pus com riscos de romper e contaminar a cavidade abdominal, a solução é a cirurgia para remover a porção do intestino onde estão os divertículos ou drenar os abscessos (se forem pequenos) através de punção transcutânea. Quando há perfuração do divertículo, o paciente pode morrer em até 24 horas se não for submetido a uma operação.

Prevenção
É possível evitar a diverticulite com algumas medidas práticas:
– Aumente o consumo de alimentos ricos em fibras como frutas, verduras, legumes, aveia e farelo de aveia;
– Controle a obesidade e o estresse;
– Faça exercícios físicos pelo menos três vezes por semana.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest