clinicabessaago21
clinicabessaago21

Doença de Buerger

O que é
Doença inflamatória crônica que acomete, principalmente, fumante e leva à obstrução das artérias de pequeno e médio calibre, principalmente dos membros inferiores.

Causas
O tabagismo vem em primeiro lugar, mas também é associada a fatores genéticos e até mesmo a distúrbios auto-imunes.

Sintomas
Aparecem de forma gradual – a pessoa sente frio, entorpecimento ou formigamento nos pés e nas pernas (chegam a ficar azuladas) e câimbras. Pode apresentar ainda redução ou ausência dos pulsos distais (com pulsos proximais normais), nódulos hipersensíveis, edema, hiperidrose e dor persistente e intensa. À medida que a obstrução se torna mais grave costumam aparecer úlceras e gangrena ou as duas simultaneamente.

Diagnóstico
A avaliação do médico vascular é complementada por exames de sangue e de imagens (Duplex scan – para avaliar o espessamento da parede e a oclusão das artérias; arteriografia ou angiografia de subtração digital – com intuito de conferir múltiplas áreas de oclusão de artérias de pequeno e médio calibre, nos braços e nas pernas; ou eletromiografia – visa avaliar a velocidade de condução nervosa).

Tratamento
A pessoa deve abrir mão do cigarro, em alguns casos, fazer uso de medicamentos contínuos, adotar caminhadas e se preservar contra traumatismos e infecções e lesões na pele e exposição ao frio. Só nos casos graves, visando à integridade do paciente, é que se fala em cirurgia de revascularização.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest