clinicabessaago21
clinicabessaago21

Doença de válvula cardíaca

O que é
Doença que interrompe o fluxo de sangue através do coração, podendo deixar a pessoa com falta de ar e muito fraca para as atividades normais.

Causas
Pode ser congênita, adquirida durante a vida (é a mais frequente) ou resultado de uma infecção. As mudanças nas estruturas das válvulas cardíacas podem ser resultado de depósitos minerais nas válvulas ou no tecido ao redor. A de caráter infeccioso se deve a doenças como a febre reumática.

Tipos
Há dois: quando a abertura das válvulas cardíacas fica estreita (estenóticas), limitando a quantidade de sangue bombeada para o resto do corpo; ou quando a válvula não pode fechar completamente (insuficiência valvar), fazendo o sangue fluir para trás em vez de somente para frente, prejudicando o fluxo sanguíneo aos órgãos e aumentando a contrapressão no coração e nos pulmões.

Sintomas
Falta de ar ou dificuldade de respirar, especialmente após ter estado ativo ou quando você se deita; tontura ou fraqueza para executar atividades normais; sensação de pressão no peito (especialmente ao respirar ar frio), palpitações cardíacas; inchaço nos tornozelos e pés ou na barriga, e aumento repentino de peso.

Diagnóstico
O médico pode detectar em consulta ouvindo o coração para sentir a abertura e fechamento das válvulas e o movimento do sangue através delas ou solicitar exames complementares, como ecocardiograma, ressonância magnética, raio-x e eletrocardiograma.

Tratamento
Pode ser via medicação, por meio de procedimentos minimamente invasivos ou cirurgia de coração aberto.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest