clinicabessaago21
clinicabessaago21

Dor neuropática

O que é
Um tipo de sensação dolorosa crônica que ocorre em uma ou mais partes do corpo e tem impacto significativo no funcionamento diário, na qualidade de vida e nas atividades sociais das pessoas afetadas.

Causas
Decorre da lesão dos nervos que afetam o Sistema Nervoso Central, ou seja, os nervos periféricos, a medula espinhal ou o cérebro. Também pode ser consequência de outras doenças como diabetes, vasculite, insuficiência renal etc.

Sintomas
São constantes sensações de queimação, ardência e choques que, muitas vezes, se agravam durante a noite. Além disso, também pode provocar alterações do sono, dificuldade de concentração, depressão, instabilidade no humor, falta de energia e de desejo sexual.

Diagnóstico
É feito a partir da história clínica do paciente e de exames neurológicos, particularmente do sistema nervoso periférico.

Tratamento 
Pode ser realizado com antidepressivos duais ou tricíclicos (funcionam muito bem em longo prazo), anticonvulsivantes (combinados com um antidepressivo) ou opióides. No caso de dores leves, a acupuntura funciona como tratamento alternativo, porém o paciente não deve abrir mão da orientação de um especialista.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest