clinicabessaago21
clinicabessaago21

Envelhecimento da pele

O que é
Linhas, sulcos e dobras que aparecem no rosto (bolsas nos olhos, região da boca, queixo e pescoço) mais cedo ou mais tarde.

Causas
Uma das causas é o desgaste (que se acelera a partir dos 50 anos) que faz sobrar pele e tecidos adiposos. Isso se dá em função de perda da elasticidade e da sustentabilidade, sem falar nos resultados das marcas de expressão, que vão se tornando cada vez mais fortes.
A exposição aos raios solares UV-A e UV-B  também influencia – responde em média por 90% do envelhecimento cutâneo, sendo que nos fumantes essa proporção muda, pois o cigarro potencializa o envelhecimento da pele.

Tratamento e Prevenção
Filtro ou Bloqueador solar: use todos os dias com fator de proteção (FPS) de pelo menos 30 e que contenha índices seguros de proteção UVA. Evite o sol ao máximo, entre 10h e 16h, quando a incidência dos raios são mais intensos.
Hidratação: tome pelo menos dois litros de água e aplique cosméticos com propriedades terapêuticas bem definidas sempre indicados por um dermatologista. A pele bem hidratada fica mais protegida contra as agressões do meio ambiente, além de permitir um fluxo mais uniforme de nutrientes em toda a sua extensão.
Nutrição: invista em alimentação, rica e bem balanceada, pois assim a pele terá ao seu dispor todos nutrientes necessários para manutenção de sua boa qualidade. Vale a pena comer alimentos que combatem os “malvados” radicais livres. A vitamina C, além de antioxidante, é fundamental na produção de colágeno, o tecido de sustentação da pele. Aposte em uma cenoura pequena (72 g) por dia ou inclua a raiz nos sucos e consuma um combinado de frutas vermelhas (morango, amora e framboesa) em refrescos, saladas, iogurtes e gelatinas.

Técnicas
Laser Fracionado de CO2 para rugas e flacidez – vaporiza a umidade da pele, promovendo cicatrização e formação do rejuvenescedor colágeno. O tempo de recuperação é rápido, de 3 a 7 dias, e não impede o trabalho. Após o procedimento deve-se evitar o sol e  utilizar fotoprotetor solar, com alta proteção UVA e UVB.
Fio Russo – técnica que levanta a pele na face, na arcada das sobrancelhas e no pescoço. O pós-operatório requer dois dias de contenção de ginástica facial excessiva.
Peeling – uso de substâncias ácidas que agem desde a camada mais superficial da pele – a epiderme – até camadas mais profundas como a derme papilar, destruindo células velhas e com isso forçando o organismo a repor novas camadas celulares. O tratamento vai de 3 a 10 sessões.O paciente não precisa fazer nenhum tipo de repouso após a aplicação, porém é fundamental o uso de protetor solar.
Toxina botulínica (Botox®) – suaviza pés de galinha, rugas na testa e entre as sobrancelhas, eleva sobrancelhas caídas e suaviza rugas do pescoço. A aplicação é rápida, feita entre dez a quinze minutos. O desconforto da aplicação é bastante tolerável e pode ainda ser minimizado com gelo ou creme anestésico. O efeito dura pouco: de quatro a seis meses.
Ácido hialurônico – indicado para sumir ou disfarçar  rugas (como bigode chinês, contorno dos lábios, cantos da boca) ou ainda para dar volume às maçãs do rosto e aos lábios. A aplicação é simples e leva poucos minutos. O desconforto é contornado com preenchedores que incluem anestésicos em sua formulação. O preenchimento dura, em média, um ano. Assim como no caso do Botox, quem não gosta do resultado do preenchimento, vê o efeito desaparecer.
Luz pulsada – apaga manchas escurecidas causadas pelo sol, elimina vasos dilatados, melhora tônus e textura. Uma sessão (intervalo de duas a quatro semanas) leva de quinze a vinte minutos. O incômodo é tolerável, mas também vale a pena aplicar um creme anestésico antes. Depois da aplicação a pele fica discretamente avermelhada, voltando ao normal em questão de horas. Formam-se casquinhas nos locais das manchas, que caem em uma semana. Durante este período, é importante evitar o sol.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest