clinicabessaago21
clinicabessaago21

Escarlatina

O que é
Doença infectocontagiosa aguda, provocada pela bactéria Estreptococo beta hemolítico do grupo A (a mesma quecausa amidalite, artrite, pneumonia, endocardite e algumas infecções cutâneas).O aparecimento da escarlatina é uma reação de hipersensibilidade às toxinas produzidas pela bactéria.

Transmissão
Acomete principalmente as crianças em idade escolar e é transmitida pelo contato direto com a saliva ou a secreção nasal de pessoas doentes ou portadores da bactéria (que podem ou não desenvolver a doença). O período de incubação varia de um a dez dias.

Sintomas
Febre alta (que vai baixando aos poucos até desaparecer), dor na garganta (que adquire coloração avermelhada), manchas vermelhas no corpo e na língua (aspecto de grosseirão que descama conforme a evolução do quadro), mal-estar, dor de barriga e de cabeça, náuseas e vômitos. A intensidade depende da reação imunológica de cada criança.

Diagnóstico
É basicamente clínico e pode ter o apoio de exames laboratoriais (como o teste rápido ou a cultura do estreptococo removido da garganta) que ajudam a identificar a bactéria. A detecção precoce é fundamental para evitar complicações graves como a meningite e o reumatismo infeccioso.

Tratamento
O tratamento é feito com penicilina, analgésicos e antitérmicos. Após 48 horas, o quadro já começa a apresentar melhora. Para evitar que o seu filho transmita a bactéria a outra criança, o ideal é que ela fique afastada da escola e do convívio com outras crianças por, pelo menos, 24 horas após o início do tratamento com antibiótico. Ofereça-lhe alimentos leves, fáceis de engolir e muito líquido. Vale lembrar que a infecção não garante imunidade a longo prazo. Ou seja, seu filho pode ter a doença mais de uma vez.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest