clinicabessaago21
clinicabessaago21

Escoliose

O que é
Um desvio anormal da coluna vertebral para a direita ou para a esquerda. Por conta disso, o ombro direito normalmente fica mais alto do que o esquerdo.

Causas
Ainda são desconhecidas, mas pode surgir em decorrência de fatores hereditários, neuromusculares, lesões traumáticas na coluna ou ser relacionada a falhas na formação e no crescimento das vértebras e cartilagens. Geralmente, começa a ser notada na época da adolescência, quando o corpo se desenvolve mais acentuadamente e acomete mais meninas do que meninos.

Sinais
A coluna de quem apresenta escoliose possui uma curvatura em forma de “C” ou “S” que, dependendo de sua severidade, pode provocar dor e limitação das atividades cotidianas, afetando o bem-estar.

Diagnóstico 
É feito com exame físico e teste de curvatura para frente (a pessoa curva-se para frente com os pés unidos e os joelhos retos e pendendo os braços), raio-x da coluna vertebral (frontal e lateral), exame com Escoliomêtro (dispositivo que mede a curvatura da coluna vertebral) e ressonância magnética (quando há alterações neurológicas ou alguma dúvida médica).

Tratamento 
Varia de acordo com a idade e a maturação óssea e o grau e o tipo de curvatura, constatados na radiografia. Nos casos das meninas, também é levado em conta o tempo decorrido desde a primeira menstruação. O tratamento divide-se em observação, uso de colete e cirurgia.
Para pacientes com um quadro leve recomenda-se a prática de atividades físicas para fortalecimento muscular e sessões de fisioterapia para melhora da postura. Quem possui a curvatura da coluna mais acentuada é orientado a utilizar coletes ortopédicos, que podem ser continuados até o fim do crescimento ósseo (meninos – entre16 e 18 anos e meninas até três anos após a primeira menstruação).
Quando a curvatura da coluna é severa, com deformidade e comprometimento da qualidade de vida do paciente, a opção mais eficaz é a cirurgia.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest