clinicabessaago21
clinicabessaago21

Estiramento muscular

O que é
Esforço que rompe fibras musculares e vasos sanguíneos locais, deixando hematoma acompanhado de inflamação na parte afetada. A distensão muscular não é privilégio dos atletas, pode acontecer com qualquer pessoa, em qualquer lugar, mesmo durante a realização de tarefas rotineiras.

Causas
Ocorre quando um músculo ou tendão que se prende ao osso passa por um esforço. A distensão aparece por tê-los submetidos a uma carga maior do que eles suportam ou quando há uma condição de fadiga que faz com que eles não aguentem a carga a que estavam acostumados.

Fatores de risco
Os casos que facilitam os estiramentos são: falta de condicionamento físico e despreparo para fazer exercícios, falta de aquecimento antes da prática esportiva, cansaço extremo e pessoas que estão acima do peso.

Sintomas
Dor, hematoma, inchaço e dificuldade para movimentar o músculo lesado. Quanto mais intenso o estiramento, maior o comprometimento, de forma que, em casos de rutura das fibras e rompimento dos vasos sanguíneos, o local apresenta grande marca roxa e fica muito inchado.

Diagnóstico
Além de o médico avaliar o local, ele pode pedir radiografia, ressonância magnética e eletromiograma para estabelecer o diagnóstico diferencial e orientar o tratamento.

Tratamento
O próprio corpo costuma reparar as fibras musculares rompidas, absorver o coágulo e controlar a inflamação. Mas, nas situações mais graves, há risco inclusive de fraturas e sequelas que limitem os movimentos. Por isso, na ocorrência, vale aplicar gelo e ainda comprimir a área. Outras orientações para graus moderados são repouso, elevação do membro ferido, uso de analgésicos e de anti-inflamatórios (com orientação médica). Em lesões maiores, quando há grande hematoma, às vezes, é preciso drená-lo por meio de punção para diminuir a formação de fibrose (endurecimento) e há situações ainda que demandam fisioterapia.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest