clinicabessaago21
clinicabessaago21

Estomatite

O que é
Uma infecção viral que atinge todas as idades (é bastante comum em crianças) e provoca várias feridas ou aftas na boca e garganta, causando desconforto e dor.

Causas
Os vilões costumam ser o herpes simples tipo 1 (HSV-1) – que quase todo mundo “pega” na infância e carrega para o resto da vida – ou o vírus Coxsakie.

Sintomas
Feridas pequenas, acinzentadas ou amareladas no centro e avermelhadas nas bordas. As lesões podem aparecer na gengiva (costumam até sangrar), no interior das bochechas, no fundo da boca, nas amídalas, na língua ou no céu da boca. A criança fica irritada, baba mais do que o comum e perde o apetite. Também pode apresentar mau hálito, febre alta e inchaço nos gânglios do pescoço. Apesar de sofrer bastante, geralmente a doença não se agrava (exceto quando a contaminação se espalha para os olhos, prejudicando a córnea e até oferecendo risco à visão – nesses casos, corra para o médico se ela manifestar olhos avermelhados, lacrimejantes e sensibilidade à luz).

Diagnóstico
Avaliação de médico ou dentista.

Tratamento
Em geral, o médico recomenda medicamentos à base de paracetamol ou ibuprofeno para diminuir a dor e a febre por uma ou duas semanas. Se a dor for intensa, ele pode prescrever um analgésico mais forte.

Recomendações
Mantenha o doente hidratado: ofereça bebidas mais frias como vitaminas e sucos e evite frutas ácidas (laranja, kiwi, abacaxi etc.);
Selecione a sua alimentação: corte comidas temperadas e reforce versões mais frias (exemplos: iogurtes e sorvetes) e pastosas como macarrão com manteiga e purês.

Prevenção
Evitar o contato com pessoas infectadas e isolar o doente do convívio social para conter a transmissão.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest