clinicabessaago21
clinicabessaago21

Estresse infantil

O que é
Conjunto de reações físicas e psicológicas que causam mudanças químicas no corpo.

Causas
Pode se manifestar em função de experiências boas (como aproximação de uma data comemorativa ou nascimento de um irmão) ou ruins (morte de um parente). Também contribuem para o surgimento do estresse: responsabilidade em excesso, brigas familiares constantes e intensas, separação dos pais, rejeição dos colegas, desaprovação frequente dos pais, superproteção e disciplina confusa por parte dos pais (cada um diz uma coisa).

Sinais e sintomas
Os pais devem ficar atentos para mudanças comportamentais e também de ordem física. Choro excessivo e sem motivo aparente; insônia ou sono agitado; inquietação e tiques nervosos; irritabilidade frequente; medos que não tinha antes; isolamento; dor de cabeça ou barriga; impaciência; distração; ranger de dentes; e falta de apetite ou apetite descontrolada.

Tratamento
O ideal é dar apoio, afeto, compreensão, ouvir os anseios e temores dos filhos e buscar avaliação e tratamento especializados quando este estresse se torna disfuncional – ou seja, quando começa atrapalhar a vida física e mental da criança. Quanto mais cedo se descobre o problema, mais rapidamente a criança melhora. O tratamento pode envolver mudanças na rotina da criança (caso seja necessário) e até medicamentos e psicoterapia. Também é importante boa nutrição, prática regular de exercícios físicos, relaxamento e sono tranquilo.

Consequências
A criança estressada pode sofrer consequências físicas (como a queda do sistema imunológico, tornando o pequeno mais vulnerável às infecções e doenças contagiosas), emocionais e sociais (como gagueira, tique nervoso e baixo rendimento escolar) e na vida adulta (tornando-se uma pessoa sem resistência para suportar problemas).

Prevenção
Ter uma relação saudável com seu filho (dê atenção e mostre interesse em sua vida), proporcionando um lar seguro e confiável e boa qualidade de vida e ajudando meninos e meninas a organizarem suas atividades e elegerem prioridades. Equilíbrio é a palavra chave!

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest