clinicabessaago21
clinicabessaago21

Fibromialgia

O que é
Um tipo de reumatismo que provoca dor constante (períodos maiores que três meses e em certas localizações) e outros sinais como fadiga, indisposição e distúrbios do sono. Essa ligação com reumatismo se deve ao acometimento de músculos, tendões e ligamentos que, no entanto, não leva a deformidades, mas pode prejudicar a qualidade de vida e o desempenho profissional. Atinge mais as mulheres entre os 30 e 55 anos, porém existem casos em crianças, adolescentes e idosos.

Causa
Ainda é desconhecida, porém os níveis de serotonina (substância neurotransmissora que cuida de funções importantes como sono e humor) são mais baixos nos portadores da doença. A síndrome pode ser favorecida por doenças graves, desequilíbrios hormonais, tensão, estresse e traumas emocionais e físicos.

Sintomas
Além da dor muscular constante (de um leve incômodo a algo incapacitante), principalmente no pescoço e ombros, pode causar fadiga, indisposição, falta de energia, alterações no sono, síndrome do cólon irritável, sensibilidade na micção e cefaleia, podendo também levar a alterações no humor.

Diagnóstico
O médico se baseia no histórico clínico, no exame físico (pontos dolorosos que o paciente reclama quando o médico aperta) e na avaliação médica. Não existem exames específicos laboratoriais ou radiológicos que diagnostiquem a fibromialgia. Podem ser solicitados exames para excluir doenças que se apresentam de forma
semelhante à fibromialgia ou ainda para detectar outros problemas que podem ocorrer juntamente e influenciar a sua evolução.

Tratamento
Não existe cura, mas controle, envolvendo atividade física regular (libera substâncias analgésicas no cérebro), fortalecimento muscular e condicionamento cardiorrespiratório; técnicas de relaxamento (prevenir espasmos musculares); adoção de hábitos saudáveis (para melhorar a qualidade de vida e reduzir o estresse); e ingestão de medicações indicadas pelo médico para o controle da dor e dos distúrbios do sono.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest