clinicabessaago21
clinicabessaago21

Hérnia de disco

O que é
Desgaste ou trauma dos discos vertebrais lombares ou cervicais, que acabam pressionando as raízes nervosas mais próximas. Isto acontece quando o disco intervertebral é enfraquecido ou sobrecarregado, sofrendo pequenas fissuras e rompendo as fibras que o constituem. Isto faz com que o núcleo pulposo (um material semelhante a uma gelatina de cor esbranquiçada que fica dentro de cada disco e que serve como amortecedor da coluna) ultrapasse seus limites, isto é, vá para fora do disco, pressionando o nervo que passa bem ali ao lado.

Causas
O desenvolvimento da hérnia de disco está relacionado à predisposição genética, obesidade e má postura, além de sedentarismo (enfraquecimento da musculatura) ou exercícios físicos intensos e esforço em excesso (carregar ou levantar peso dobrando a coluna em vez das pernas, realizar sem cuidado movimentos de rotação).

Sintomas
Dor no nervo ciático, acompanhada de dormência e fraqueza que correm para as pernas e dedos, podendo ter ainda formigamento e dor na região do quadril. Com o passar do tempo, o problema chega a interferir na qualidade de vida, até mesmo limitando atividades rotineiras.

Diagnóstico
É feito clinicamente com o apoio de exames de tomografia computadorizada e ressonância magnética que ajudam a determinar o tamanho da lesão e a região da coluna abalada.

Tratamento
Em 90% dos casos, a dor é bem controlada com medicamentos (anti-inflamatórios, analgésicos e relaxantes musculares) e fisioterapia, RPG ou acupuntura. Somente os pacientes graves, que não apresentam melhora da dor com os tratamentos conservadores, possuem indicação para cirurgia.

Prevenção
Adquirir hábitos saudáveis como: cuidar da postura, carregar peso de forma correta, praticar atividade física regularmente e com orientação e evitar sobrepeso.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest