clinicabessaago21
clinicabessaago21

Herpes

O que são
Lesões localizadas, provocadas pelo vírus da catapora (varicela), o herpes vírus, que é altamente transmissível, fica incubado na cadeia ganglionar e se manifesta quando há uma queda na resistência imunológica da pessoa em função de estresse, febre, infecções e grande exposição ao sol.

Tipos
Há dois: o simples, mais comum, que não tem cura e está presente em 90% da população, embora só 40% das pessoas apresentem manifestação (o surto leva de cinco a sete dias e pode ir e voltar); e o zoster,  uma reativação da catapora, que só ataca uma vez (permanecendo de quatro a seis semanas) principalmente em portadores de doenças crônicas, neoplasias e aids.

Sintomas
Dor, coceira e queimação. O tipo simples forma bolhas agrupadas, parecidas com cachos de uvas no rosto (até dentro dos olhos), nos lábios, nos órgãos genitais ou nas nádegas e, às vezes, vem acompanhado de febre baixa. O tipo zoster também pode provocar febre baixa e ainda dor de cabeça, falta de apetite e vômito com erupções de feridas mais isoladas em uma nas outras (entre orelha e testa e abdômen), hipersensibilidade e dor intensa na região em função de abalo nos nervos.

Contágio
Ocorre pelo contato direto com a ferida da Herpes (boca a boca) ou através do contato com algum objeto infectado como copo, xícara, talher
parceiro não precisa ter lesões visíveis para que ocorra a contaminação. No homem ocorrem feridas em todo o pênis e na mulher as lesões se espalham pela vagina.

Tratamento
Deve ser iniciado o mais rapidamente com antivirais, antinflamatórios e analgésicos, além de medidas que ajudam na manutenção do sistema imunológico – exemplo: adoção de estilo de vida menos estressante, alimentação mais saudável, boas noites de sono e suplementação de minerais e vitaminas prescrita pelo médico para manter suas defesas sempre em alerta.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest