clinicabessaago21
clinicabessaago21

Hiperêmese gravídica

O que é
Um distúrbio que se caracteriza por náuseas e vômitos persistentes e intensos durante os primeiros meses da gravidez, gerando uma perda de peso acima de 4% do peso corporal. Ela acomete, principalmente, grávidas de gêmeos, mulheres com hipertireoidismo ou diabetes e pacientes que fizeram fertilização in vitro e necessitam de altas dosagens de hormônio.

Causa
Não existe uma causa conhecida, mas acredita-se que fatores psicológicos, alterações hormonais e deficiência da vitamina B6 possam desencadear a hiperêmese gravídica.

Sintomas
A grávida com hiperêmese gravídica pode vomitar mais de dez vezes por dia, o que provoca profunda desidratação, perda de peso e abala a condição nutricional da mulher. Este quadro pode favorecer um aborto e até mesmo uma lesão cerebral.

Diagnóstico
A confirmação ocorre mediante a avaliação dos sintomas e a comprovação da desidratação por exames de sangue.

Tratamento
A paciente deve ficar em repouso e se hidratar via oral ou intramuscular, sem falar que é orientada a seguir dieta especial (a alimentação deve ser de três em três horas, priorizando alimentos e bebidas gelados e excluindo alimentos gordurosos e condimentados) e pode também necessitar de suplementação alimentar. Para ajudá-la os médicos recomendam ainda acompanhamento psicológico.

Consequências para o bebê
Quando a hiperêmese é muito grave ou falta tratamento adequado para a paciente, o bebê pode nascer prematuro, com baixo peso ou até mesmo morto.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest