clinicabessaago21
clinicabessaago21

Infecção urinária

O que é
Presença de micro-organismos na urina. Eles se infiltram no canal da urina e chegam à bexiga, desencadeando a infecção que na maior parte dos casos ocorre pela presença da bactéria Escherichia coli, que vive na flora intestinal.

Causa
A principal é a transmissão ambiental, ou seja, a exposição do local aos germes.
Como as mulheres têm o canal da uretra mais curto, as bactérias costumam se instalar ali mais comumente. Outro fator desencadeante é segurar a urina por muito tempo.

Tipos
O mais comum é a infecção na bexiga, a famosa cistite. Mas os micro-organismos também podem atacar os rins (pielonefrite).

Fatores de risco
Aumentam as possibilidades histórico familiar, baixa resistência, doenças como aids, diabetes e câncer, uso de espermicidas, múltiplos parceiros, cálculo urinário, resíduo urinário elevado, uso de sondas urinárias, gravidez e idade avançada.

Sintomas
Os mais comuns são dor e ardor ao urinar, mas pode ocorrer também um aumento da frequência de idas ao banheiro, sensação de bexiga cheia, sangramento ou um simples mal-estar acompanhado de febre. No caso de a infecção chegar ao rim, os sintomas são mais fortes com vômitos, dores nas costas e comprometimento do estado geral.

Diagnóstico
É feito por meio do exame de urina, que mostra a quantidade de germes presentes no trato urinário.

Tratamento
Geralmente é feito com antibióticos que podem ser administrados via oral ou até mesmo pela veia (casos mais graves).

Dicas
Fique atentoà higiene local, beba bastante água, não segure a vontade de urinar, evite banhos de imersão, urine após as relações sexuais e visite o médico regularmente.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest