clinicabessaago21
clinicabessaago21

Íngua

O que é
Uma espécie de carocinho que aparece em determinadas partes do corpo e avisa quando alguma coisa no organismo está errada.

Causas
Geralmente ocorre quando há um aumento dos gânglios linfáticos, decorrentes de alguma infecção. Esses gânglios são formados por glóbulos brancos que têm a função de defender o organismo dos agentes infecciosos. Mas também pode surgir paralelamente a um quadro de virose ou problema cutâneo.

Sintomas
A área ao redor do nódulo fica quente e avermelhada e a pessoa sente dor.

Onde aparece
É mais evidente no pescoço, na nuca, nas axilas e virilhas, porém, podem surgir também nas regiões abdominal e torácica (não são palpáveis e detectadas em exames de imagens).

Tratamento
Recomenda-se somente repouso e hidratação. O que deve ser feito é identificar a causa e eliminá-la. Por exemplo, se a íngua surge no pescoço por conta de uma dor de dente, deve-se tratar a dor de dente e não a íngua. Quando a infecção for curada, a íngua desaparecerá, pois ela é somente uma resposta do organismo em relação ao combate do agente agressor.

Atenção!
A íngua deve durar, no máximo, um mês. Quando o nódulo não some, cresce e endurece, e está acompanhado de febre, coceira na pele e sudorese, é importante retornar ao médico. Esse quadro pode ser indício da presença de um linfoma (câncer). Nesse caso, a recomendação é a biópsia do gânglio (retirada de um pedaço deste tecido). O exame patológico indicará se a origem inflamatória ou reacional ou um linfoma (câncer).

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest