clinicabessaago21
clinicabessaago21

Leptospirose

O que é
Uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina do rato.

Como se pega
Em situações de enchentes e inundações, a urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama das enchentes. Qualquer pessoa que tenha contato com a água ou lama contaminadas pode se infectar. A Leptospira penetra no corpo pela pele, principalmente se houver algum ferimento ou arranhão. Na época de seca, oferecem riscos à saúde humana o contato com água ou lama de esgoto, lagoas
ou rios contaminados e terrenos baldios onde existem ratos. Portanto, deve-se evitar o contato com esses ambientes.

Quem acomete
Qualquer pessoa de todas as idades e em ambos os sexos. Bovinos, suínos e cães também podem adoecer e transmitir a leptospirose ao homem.

Sintomas
Febre alta de início súbito, sensação de mal estar, dor de cabeça constante e acentuada, dor muscular intensa, cansaço e calafrios. Dor abdominal, náuseas, vômitos e diarréia são freqüentes, podendo
levar à desidratação. É comum que os olhos fiquem avermelhados (hiperemia conjuntival) e alguns doentes podem apresentar tosse e faringite, bem como icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos). As manifestações em geral aparecem entre 2 e 30 dias após a infecção. Ela tem um período de incubação médio de dez dias.

Diagnóstico
É feito com base nos sintomas e relato do contato com as águas de enchente ou esgoto.

Tratamento
É baseado no uso de antibióticos, hidratação e suporte clínico. Os casos leves podem ser tratados em ambulatório, mas os casos graves precisam ser internados. Na grande maioria dos casos (cerca de 90% deles) a evolução é benigna. A automedicação não é indicada, pois pode agravar a doença.

Prevenção
– Evite o contato com água ou lama de enchentes e impeça que crianças nadem ou brinquem em ambientes que possam estar contaminados pela urina dos ratos.
– Armazene o lixo em recipientes bem fechados e em locais elevados do solo, para que não sirva de fonte de alimento para os ratos. O ideal é colocar o lixo na rua para a coleta pública pouco antes do caminhão de lixo passar e jamais jogá-lo em córrego, bueiros ou na rua.
– Desinfete reservatórios de água, locais e objetos que entraram em contato com água ou lama contaminada com hipoclorito de sódio a 2,5% (um litro de água sanitária para cada 1000 litros de água do reservatório e um copo de água sanitária em um balde de 20 litros de água para locais e objetos).
– Use botas e luvas de borracha durante o trabalho de limpeza da lama, nas residências ou nas ruas, bem como na remoção de detritos e desentupimentos de esgotos e manilhas.

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest