clinicabessaago21
clinicabessaago21

Menopausa

O que é
É a interrupção da menstruação durante um ano seguido, o que geralmente ocorre entre os 45 e 50 anos.  Ela é antecedida um ou dois anos por irregularidades menstruais (perimenopausa ou climatério), ou seja, menstruações escassas ou hemorragias mais ou menos freqüentes.

Causa
Os ovários param de funcionar e de produzir os hormônios femininos estrógeno e progesterona.

Sintomas
Fogachos (ondas de calor), suor noturno, insônia, dor nas articulações, formigamento nas mãos, aumento da depressão, ressecamento da vagina, diminuição da libido, enfraquecimento dos cabelos, enrugamento da pele e câimbras mais freqüentes.

Pontos positivos
Ausência da tensão pré-menstrual (TPM) e redução de perda sangüínea.

Tratamento
O tratamento deve ser individualizado, ou seja, médico e paciente devem discutir todas as vantagens e riscos dos diversos tipos de terapia existentes e chegar a um consenso sobre o que fazer.
terapia hormonal requer cuidado, pois se de um lado reduz o risco de osteoporose,  protege contra o câncer de colon e melhora a depressão, a atividade sexual, a memória, os fogachos e a qualidade de vida da mulher, também eleva os riscos de doenças vasculares, câncer de mama nas mulheres suscetíveis e problemas no útero.
A que mais recomendo é a terapia com fitoterápicos (plantas que atuam como hormônios – como a isoflavona), aliada a uma atividade física e alimentação equilibrada (com aporte de vitaminas e sais minerais).

Mitos e verdades
Mito – A menopausa é doença.
Verdade – A menopausa é um estágio na vida da mulher, sinal de envelhecimento.
Mito – A menopausa engorda.
Verdade – Os possíveis quilos a mais durante a menopausa não são atrelados à queda de hormônio, mas à diminuição do ritmo metabólico.
Mito – A reposição hormonal é sempre a melhor escolha.
Verdade – O tratamento para menopausa deve ser discutido com a paciente e ela precisa saber que a reposição hormonal traz riscos.

Dr. Alcides Vara- CRM 42379
Ginecologista e Obstetra
amvara@uol.com.br 

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest