clinicabessaago21
clinicabessaago21

Molusco Contagioso

O que é
Infecção que causa pequenas lesões na pele, parecidas com verrugas, isoladas ou agrupadas, da cor da própria pele e com aspecto translúcido. É muito comum em crianças, mas também podem acometer adultos (principalmente pessoas com baixa resistência).

Causa
É causado pelo vírus Poxvírus e pode ser transmitido pelo contato direto com a lesão, por meio de objetos contaminados (toalhas, roupas ou brinquedos) e pelo contato sexual.

Sintomas
Geralmente, não trazem sintomas, mas se inflamadas ou irritadas, podem causar coceira ou ardência. É mais frequente no rosto, pescoço, nas axilas, nos braços, nas mãos, na região pública e nos genitais.

Diagnóstico
Como as lesões são bem características, o diagnóstico é clínico e pode ser confirmado com uma biópsia cutânea.

Tratamento
Varia conforme a idade do paciente, do número de lesões, da área atingida e da presença ou não de sinais inflamatórios. O método mais usado é a curetagem, que consiste em arrancar as lesões e depois cauterizá-las com a aplicação de tintura de iodo. Outras alternativas são: a crioterapia (aplicação de nitrogênio líquido), uso de ácido tricloroacético ou hidróxido de potássio ou aplicação de uma pomada com substância antiinflamatória capaz de provocar uma reação imunológica na pele. As lesões do molusco contagioso podem persistir por alguns meses até alguns anos (normalmente entre 6 e 18 meses).

Conhecimento é saúde! Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest